sábado, 9 de março de 2013

Novatos, jovens e hardcore gamers.

http://youtu.be/Li-qVYHbGiM

O discurso da actriz Joana Manuel ( http://youtu.be/t3bwfURSztA) fez-me retomar o questionamento sobre o que é envelhecer, o que é crescer e o que é ser forçado a não crescer.
 O tom emotivo do discurso faz-nos sorrir com sal perante algumas verdades sérias que ali são afirmadas.
Se a esperança média de vida aumentou então é natural que alguns tempos da vida se alterem, a meia idade, a adultez, a juventude e a velhice, deslocaram-se como consequência desta alteração da duração média da vida.
Mas inquietação não surge destas transformações, surge da classificação de uma fatia  destes actores sociais, utilizando uma nomenclatura de jogos, como novatos (Rookie), este depreciação  da juvenstude, como se ser jovem por mais tempo significasse ser iniciado por tempo indeterminado, e um iniciado, o tal rookie, tem, obviamente, menos direitos do que um hardcore gamer, aquele que joga há muito tempo e por períodos muito longos. Ser novato é estar disponível para começar, para começar do zero, e depois começar no -1 e passado algum tempo voltar ao zero, esta disponibilidade vai enfraquecendo com o passar do tempo, e nem toda a retórica sobre a eterna juventude permite reinventar a energia para o impulso de principiar.
Além do mais, estar sempre a mudar de jogo não deixa que o novato evolua para hardcore gamer, mas talvez seja essa a intenção, reservar alguns níveis  exclusivos para uma faixa determinada da população e empurrar todos os outros monte abaixo convencendo-os de que aquela próxima pedra a transportar será a decisiva.


4 comentários:

  1. Envelhecer em Portugal tem os dias contados. Há que fazer dos jovens velhos e encontrar novos "mercados" (de abate)...

    ResponderEliminar
  2. Qualquer idade em Portugal tem os dias contados.

    ResponderEliminar
  3. Apesar de tudo tenho muita esperança na nova geração.
    Vão/estão a passar um mau bocado? Sem dúvida!
    Mas os velhos, senhor, porque lhes dais tanta dor?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A esperança também se fabrica, mas só depois da mágoa e da fúria.
      O mundo não estava preparado para ter capacidade de suportar quatro gerações em simultâneo, é inédito, e não foi planeado.

      Eliminar