quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Patsy Cline - Crazy

Um professor alertou-me, há já vários anos, para o retorcido poder dos loucos, aqueles que se nos afiguram como frágeis figuras, mas que utilizam essa aparência para torcer a verdade, amassar os factos e transformar tudo em narrativas sem eixo nem foz. Já tive pena dos loucos, já tive medo da loucura, já tentei caminhar por entre ela como alguém que tenta escapar da chuva numa noite de tempestade. Hoje sei que certas coisas, ou gentes coisificadas, apenas existem no reino das sombras e só lá devem permanecer.

sábado, 27 de outubro de 2012

Mabul "The Flood" Theme song by Patrick Watson. March 2011.

desenhar o mundo com lápis de carvão? com lápis de carvão só esquissos e não se pode viver dentro de um esquisso. vou escrever em cada bocadinho do desenho, o nome da cor que ali deveria estar, assim quando choverem lápis coloridos poderei completar a ideia.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Naragonia - Alio (Mazurka)

que tombem! que se despenhem, estes senhores do nada. enquanto as almas pedirem aos corpos a dança, enquanto os corpos escutarem a melodia das veias, o mundo terá um caminho.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Massive Attack - Live With Me

Da fragilidade e das certezas. O baloiço ao vento recebe a momentânea luz de um sol pequeno. Os corvos, agora três, regressaram. E os dias precipitam-se e as noites desesperam.

domingo, 21 de outubro de 2012

Biscoito caseiro de Aveia e chocolate

Biscoito caseiro de Aveia e chocolate Ingredientes 100 gr. manteiga 75 gr. açúcar branco 75 gr. açúcar mascavado 150 gr. farinha de trigo 150 gr. aveia (flocos) 100 gr. de chocolate negro em lascas grosseiras 1 ovo 2 colheres de sopa de leite Modo de preparação. Bater o açúcar com a manteiga até obter um creme espumoso. Juntar os restantes ingredientes envolvendo sempre tudo muito bem até formar uma massa. Deitar a massa sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal. Levar ao forno pré-aquecido, deixar cozer até ficar dourado nos cantos. Retirar o tabuleiro do forno, cortar os biscoitos em formas quadrangulares. Deixar arrefecer, guardar numa caixa hermética. Servir com café bem forte ou com leite branco.

Johann Sebastian Bach - Cantata BWV 82 (1727) - Aria - "Ich habe genug" ...

A pulsão da posse transfigura os homens. Entender a vida como um tempo escasso e cedido por um universo em constante evolução. Agradecer beijos de chocolate, agradecer as quedas e os medos e as mãos. Ter o suficiente e poder morrer sem rancores ou vinganças adiadas ou viver saboreando cada pedra cada raiz cada fruto. Largar coisas e segurar pessoas.

NICK CAVE - Leonard Cohen's Suzanne

apenas o rio fala por mim as tuas palavras enroladas à cintura a enseada onde repousamos o terror do lodo a barca sem inferno a descida ao reino das sombras a impossibilidade dos dedos e o rio a dizer-me da lonjura do teu peito o corpo à tona d' água um murmúrio sem costa as tuas palavras na minha mão fechada apenas o rio fala por mim

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Sé que me muero - Raquel Andueza & LA GALANÍA

A geada traz um pranto doce Um pranto de canela e açúcar uma casa é a memória de um cheiro uma casa é um odor melado num dia chuvoso.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Vitorino & Janita Salomé - "Passarada" do disco "Moda Impura" (2012)

Sei bem, por dentro da pele, no latejar das veias, na intermitência da alma, que os dias são de raiva, que o ódio entrou de rompante quando a paz e a justiça desmaiaram. Mas sei, ou quero muito saber, que a singeleza de uma melodia tradicional tocada e cantada entre sorrisos de uma cumplicidade de vozes que se emaranham, é das coisas boas que ainda podemos fazer. Cantar juntos, cantar até que o mal se espante.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sycamore Trees-Sarah Fimm (The Barn Sessions-Live)

O nocturno canto resguarda o fogo. Vagas neblinas desmentem a noite. Aproxima-se o dia em que o teu sopro bastará. Um sopro sem verbo nem substantivo, um sopro apenas sopro. O nocturno canto revela o abismo.

domingo, 14 de outubro de 2012

Drowning by Numbers - Trailer

estamos a submergir por causa dos números. contas que dão sempre errado. Sobram as pessoas, umas variáveis andantes daquelas que não encaixam em gráficos secos. Voltaremos a ser anfíbios.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Cry Me A River - Bjork

Desabitado o mar do desejo Entramos descalços no rio do medo. O rio do medo, só tem margens, não tem pontes. O mar do desejo encapelou-se e desaguou-nos. Só a lua dorme no rio do medo.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Massive Attack - Teardrop - Live, Abbey Road (2006).avi

Da beleza e da compaixão, a humanidade em tom maior.

" Quando num ninho, os passarinhos estão doentes, os pais não os alimentam. Deixam-nos morrer, reservando os seus contributos alimentares para os mais vigorosos, os que serão capazes de transmitir genes para a perpetuação da linhagem. Pelo contrário, os seres humanos, preocupam-se tanto ou mais com os seus filhos doentes como com os outros, por vezes até mais. Trata-se de um elemento novo na evolução da vida terrestre. Os homens não são inexoravelmente submetidos à logística dos genes. Podem preocupar-se com os que sofrem, tentar aliviar o seu destino,mesmo que daí não possa resultar nenhuma repercussão genética proveitosa para o conjunto da espécie. Esta tendência, absolutamente humana, para a compaixão manifesta-se de múltiplas maneiras: abolição da escravatura, melhoramento da situação das mulheres, consciencialização para a sensibilidade dos animais. Vontade de não mais os considerar simples mercadorias. Eis, em minha opinião, o mais belo contributo da humanidade para a vida do planeta. Nenhuma outra linhagem animal, que saibamos, enveredou pelas vias do conhecimento científico, da criação artística, para tornar o mundo mais belo, e da compaixão, para aliviar o sofrimento dos outros, animais ou humanos." Hubert Reeves "Já não terei tempo"

domingo, 7 de outubro de 2012

Hoje Câmara Clara

Se me puderes ouvir O poder ainda puro das tuas mãos é mesmo agora o que mais me comove descobrem devagar um destino que passa e não passa por aqui à mesa do café trocamos palavras que trazem harmonias tantas vezes negadas: aquilo que nem ao vento sequer segredamos mas se hoje me puderes ouvir recomeça, medita numa viagem longa ou num amor talvez o mais belo José Tolentino de Mendonça.

Patrick Watson - Je te laisserai des mots

Não posso dar, resta-me pedir. A palavra enferrujou e arde agora na garganta. O sol do meio dia é poente A rocha encheu-se de lapas. Aguardo a tempestade.
(Psycho, Alfred Hitchcok 1960) São várias as pessoas que falam com uma surpreendente naturalidade da morte do governo. O convívio prolongado com cadáveres é um problema de saúde pública, não existe tratamento ou curativo que evite a a decomposição dos mortos. Urge convocar cangalheiros e encomendadores de almas, salvo se a opção for a mumificação.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Fala-me do ar que respiras. Explica-me como se respira. Estou cansada de expirar. Simulei viver mas desaprendi. Emocionei-me mas desiludi-me. Espantei-me mas a náusea... Se ao menos soubesse inspirar. Fala-me do ar que respiras. Como aguentas a rarefacção?

entre soluços e cilícios.

Sempre tive dificuldades em lidar com pessoas que proponham o sofrimento como forma de superação da condição humana. Se me é permitido achar alguma coisa, acho que dEUS se sente agredido por quem busca sofrimento e por quem oferece sofrimento ao seu semelhante. Claro que nada disto invalida a ideia de que existe bem e mal, bons e maus, recompensas e castigos. Aquilo que me cheira a sobranceria, é alguém julgar que buscando ou oferecendo o sofrimento, está elevar-se e a aproximar-se de um modelo de existência divino. O governo português está a praticar sadomasoquismo económico-financeiro connosco. Fala-nos numa voz suave e velada enquanto nos coloca apertados cilícios, gabando-se entre amigos fetichistas da nossa total submissão. Ora, eu não costumo falar das formas outras de obter prazer, mas se me incluem como parceiro forçado, aí parece-me da mais elementar sensatez, pronunciar-me acerca daquilo que me dá ou não prazer, e afiançar a esta gente que não quero o reino dos céus, se este for o caminho. E nem os mando f.... pois falta-me vontade de lhes desejar um bom feriado, que vai ser este ano comemorado à porta fechada.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Cuidado com os dois lados da mesma guerra.Lenine - Paciencia HD

Levantaram-se as vozes a clamar vitória, mas os dias são de completo desespero e abandono. A alternativa não virá de quem tem ido a jogo, a esperança mora noutras paragens. Deixem de se alimentar da nossa carne seca, sejam governantes ou oponentes, nestes dias o nosso sofrimento convém-vos. Saibamos dar o passo atrás, o contra-movimento dos desenhos animados, saibamos suster a vontade e delinear com cuidado a forma de virar a mesa, acabar o jogo, mas sem manter os mesmos dados viciados, os trunfos serão outros e não se encontra nestes baralhos. A democracia merece ser salva porque só através dela se pode lutar por condições de vida justas para todos os homens.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dia Mundial da Música Glenn Gould 2/4 Goldberg Variations (HQ audio - 1981)

se algum dia os homens deixarem de saber do prazer da arte, do sublime prazer da arte, bastará decerto a visão deste rosto de puro gozo, a escuta destas notas justas, para lhes devolver a esperança.

Jacques Brel - Quand on a que l'amour

Vestidos de nada, caminhámos mãos abertas e palmas viradas para o mundo, haveremos de apanhar o sol ou a lua ou um vendaval entre os dedos.

Zeca Afonso - Canção de Embalar

Que o regaço nunca se esgota para os filhos, afastem-se as víboras pois delas não será o meu calor. Embalo a noite enquanto um sono antigo vos afaga.