sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

o silêncio e as crianças.




Há um ruído permanente que impossibilita o pensamento, a criatividade, a reorganização interna do mundo, um barulho artificial e constante.
As crianças estão rodeadas por estímulos sonoros sem pausas, sem silêncios, giram frenéticas de actividade em actividade, da tv para a consola, do telemóvel para o mp3, num frenesim quase premeditado para impedir o silêncio.
A palavra perde a sua dignidade no meio da verborreia.
Estamos a habitar num mundo de cacofonias plurais, agredindo constantemente a beleza do espaço vazio.
Como já devo ter referido, trabalho com meninos e meninas do 1º ciclo, numa escola pública, nos arredores de Lisboa.
Desde há duas semanas lancei um desafio a uma das turmas, durante a primeira meia hora de aula não produzimos som algum, filtram-se as palavras e só se pode falar em caso de necessidade absoluta, as palavras a dizer devem sem necessárias, se existir alguém que tenha algo muito importante para partilhar então todos param o que estiverem a fazer e voltam o rosto e os olhos para aquele que peça a palavra.
Durante esse tempo podem comunicar através de gestos, e deliberar em autonomia se podem ou não fazer coisas como assorem-se, beber água, ir à casa de banho.
O trabalho proposto é anunciado por mim, repetindo pelo menos três vezes.
Hoje foram quarenta e cinco minutos de silêncio quase total, estavam a desenhar mapas de vida, assinalando quatro momentos muito importantes das suas vidas, pedi-lhes apenas que fossem sinceros e que respeitassem o silêncio.
A dimensão da palavra falada no momento de partilharem o trabalho teve um outro sabor e a escuta também foi mais atenta e interessada.
Faça-se silêncio que se vai cantar a vida.

2 comentários:

  1. Que bela iniciativa, a sua.

    As nossas crianças, e nós próprios, estamos submersos num mundo ensurdecer que nada diz, a não ser agredir-nos da forma mais obscena.

    Que haja muitos a seguir o seu exemplo. A ensinar às nossas crianças, não só o valor da palavra, mas a enorme importância do silêncio.

    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar