quarta-feira, 10 de julho de 2013

Beth Gibbons - Resolve





Há no amor burguês um compromisso social claro, este compromisso é o  cimento social sobre o qual a sociedade burguesa se manteve e  se perpetuou.
Existem regras bastante claras para participar neste esquema e convenhamos que quem nele se move e é bem sucedido, nem sequer questiona a verdade interior e o seu valor.
Apresentar-se sorridente, enumerar pequenos feitos dos pequenos infantes,conquistas materiais, comparar discreta mas claramente, todas as posses, exibir criancinhas aprumadas, mulheres enfeitadas e homens com relógios possantes, carreiras narráveis e colecções de objectos/trunfos.
 Claro que dependendo do degrau da burguesia em causa, estas exibições podem ser mais ou menos estridentes, com maior ou menor grau de bom gosto, acompanhadas por actozinhos de contrição e conversinhas sobre voluntariado junto dos pobrezinhos, no fundo interessa é exibir o tamanho do pénis, e perdoem-me os mais sensíveis, mas a hipocrisia reinante nesta faixa da sociedade é-me repelente.
São gerações após gerações a serem preparadas para a pequena mentira, para a pequena omissão, para o desprezo por aqueles que não cumprem os requisitos formais, gerações e gerações educadas a catalogar o outro mesmo antes de o conhecer, melhor, sobretudo antes de sequer conhecer o outro, treina-se um julgamento à priori, baseado em critérios definidos e definitivos.
Estas características são o garante da manutenção de uma classe que se deseja e comporta com uma superioridade alucinante.
Nestes círculos ninguém é abraçado por estar a passar um mau bocado, estes lobos escorraçam o lobo doente, nestes círculos as festas acabam quando os pénis deixam de poder ser comparados, ou quando a comparação se torna obscena pela pujança viagrense de uns face à tristeza diminuta e natural de outros.
Falta-lhes e faltar-lhes-á sempre a beleza simples de um linho branco e de um pão amassado e partilhado.


2 comentários:

  1. O último parágrafo é por demais eloquente.
    A tragédia maior é que a sociedade foi contaminada, de forma irremediável, transversalmente.

    ResponderEliminar
  2. Parece-me que quanto mais exclusivistas e agressivos se vão tornando mais demonstram o receio de que a sua era tenha um fim bastilhento.

    ResponderEliminar