terça-feira, 17 de setembro de 2013

A ética do macaco velho





A ética  dominante em Portugal é a Ética do Macaco Velho.
Após uma nada aprofundada pesquisa, creio  não existir  bibliografia  que permita aos desavisados iniciarem a sua educação,  existiram alguns mestres nesta disciplina, que deveria ser estruturante no sistema educativo, o método pedagógico apropriado é o "Observa e imita".
O Macaco Velho não reflecte sobre as consequências futuras dos seus actos, garantir a banana, é o seu mote, a banana pode até ser pilhada, mas quem a come  torna-se seu dono, por uso comilão.
O próprio sistema jurídico foi construído para ser esburacado pelos Macacos Velhos, há sempre uma saída mesmo que não seja airosa e  implique malabarismos. Nada é definitivo.
Para o Macaco Velho as leis e as disposições são sempre contornáveis.
Uma das frases tipo do Macaco Velho é :
- Tem que haver uma forma de dar a volta a isso.
Traduzindo: a lei pode até impedir alguns actos mas com algum artifício linguístico é possível contorná-la.
O Macaco Velho pilha e embrulha de novo, para se escapar à justiça, o Macaco Velho cuida que assim, de ramo em ramo, se revela como verdadeiro dono da selva.
O Macaco Velho não sofre de insónias nem tem consciências gritantes dentro de si, os guinchos agudos e desarmoniosos são exibidos como demonstração de poder.
Este símio julga que a fatiota humana lhe basta para se confundir com um homem, e na verdade tem-lhe sido mais que suficiente.

1 comentário:

  1. A ética do macaco velho reduz-se ao acto de deitar fora o "caroço" da banana...

    ResponderEliminar