domingo, 13 de janeiro de 2013

A lógica ensimesmada e a redução do campo mental.



Declaração prévia de interesses particulares: Assumo-me como um ser ilógico, pela lógica já teria morrido ou desistido há muito tempo.


Defendo a curiosidade, o espanto e o amor como critérios para que se estabeleça a relação dos homens com o mundo, dos homens com os homens e dos homens com o desconhecido.
Ontem, num diálogo circunstancial, com alguém, à volta de matemática, surgiu o conceito Sólidos Platónicos, como não sabia o que era, questionei uma das interlocutoras acerca do conteúdo do conceito, e da razão da alusão a Platão.
A resposta foi clara no que respeita às definições geométricas, fiquei a saber que são cinco e que Platão os teria associado aos elementos, o fogo, a água, a terra e o ar, a resposta torna-se vaga quando procuro saber mais, a que elementos corresponde cada sólido, e se os elementos são só quatro porque é que os sólidos são cinco?
A resposta é muito interessante:
- Pois, eu desse lado místico, não sei nada. Um deles é o universo ou assim, mas o resto não sei.
Este desprezo pelo conhecimento não atingível via operações matemáticas puras, é um claro sinal do perigo da ciência, tal como se que se impôs,desde o século XVIII, substituindo a filosofia e dEUS.
E para quem quiser saber mais, pode ir ler o Diálogo Timeu, de Platão, pois os conceitos, mesmo os do campo da matemática, têm fundações inteligíveis para além da operacionalidade lógica ensimesmada, e este diálogo contém a fundação da cosmologia, tal como se perspectivou desde a antiguidade.

2 comentários:

  1. Tem um blogue muito bonito e interessante. As entradas são breves, mas incisivas. Esta, por exemplo, é claríssima sobre a clausura e a indigência mental em que vivemos, muitos de nós.

    A salvação? Na ausência de lógica? No sonho? É o que prefiro, na esteira da divisa da escritora Luísa Dacosta: "No sonho, a liberdade".

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelas suas palavras gentis.
      Um sonho com raízes e âncoras, que o outro é devaneio.
      Cumprimentos.

      Eliminar