sábado, 1 de dezembro de 2012

O Natal não é quando um homem quiser.(Maria Ana Bobone - Josè embala o menino)





O meu filho de oito anos chegou a casa com um texto para estudar, sobre uma família que comemorava o Natal em qualquer época do ano, dependendo da quantidade de dinheiro que o Pai tivesse nos bolsos. A dita família era apresentada como rebelde e o título do texto era "Natal é quando um homem quiser", claro que no final a família sucumbia à pressão social e acabava a comemorar o Natal em Dezembro, apenas para evitar dissabores às crianças na escola e no confronto com os outros meninos.
O texto tirou-me do sério, o Natal não é quando um homem quiser, não o Natal não dependende da quantidade de dinheiro nos bolsos dos pais.
Começa hoje o Advento, um tempo de preparação para o Natal, tão importante para viver o Natal como o é a Quaresma para viver a Páscoa. Estes acontecimentos do calendário cristão dialogam, ainda que durante muito tempo o diáologo tenha sido silenciado, estes momentos do calendário religioso são estruturação de outros que decorrem dos ciclos da Natureza, os ciclos da Natureza e os momentos religiosos foram durante séculos os eixos das vidas humanas, mas o homem quis-se deus, sequestrou a natureza e abandonou os deuses, hoje é refém da ausência de eixos, ciclos, rituais, festas e outros mundos que não se compram nem se esgotam nos bolsos de niguém.

Sem comentários:

Enviar um comentário